A mesa diretora da imagem é composta por cinco membros, cujos nomes são apresentados da esquerda para a direita: Alberto Brito, que ocupa a posição de segundo secretário; Joaquim Moreira da Costa Júnior, o primeiro secretário; Joaquim Gomes dos Santos, que é o presidente; Mário Valente, o vice-presidente; e José Martins, que exerce a função de tesoureiro. O Sporting Clube de Espinho é um clube português fundado em 11 de novembro de 1914, sendo a 27ª agremiação desportiva a ser criada em Portugal para a prática do futebol. O clube é considerado o mais representativo da cidade e do concelho de Espinho. O Sporting Clube de Espinho (SCE) é conhecido por ter uma grande variedade de modalidades desportivas ao longo dos seus cem anos de história, incluindo Andebol, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Ciclismo, Culturismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica, Hóquei em Patins, Karaté, Natação, Pesca Desportiva, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro à Bala e Voleibol. Na década de 80, o clube foi considerado o quarto clube português com a maior variedade de modalidades, o que é notável tendo em conta o tamanho do concelho. O clube desenvolveu ao longo dos anos uma identidade própria, com uma mentalidade de luta e força que reflete a essência da região de Espinho. Essa cultura do “espírito tigre” e da “raça vareira” se manifesta em várias maneiras dentro do clube, que cresceu sem preconceitos políticos ou sociais. Além dos atletas corajosos, sempre estiveram presentes grandes líderes e benfeitores, como Joaquim Moreira da Costa Júnior, Mário Valente, Domingos Oliveira, Lito Gomes de Almeida, Carlos Padrão e o Comendador Manuel de Oliveira Violas.
Um histórico do futebol
O Sporting Clube de Espinho (SCE) é um clube histórico do futebol português e tem praticado essa modalidade desde a sua fundação em 1914. A cidade de Espinho sempre teve uma grande paixão pelo futebol, e o clube foi um dos sócios-fundadores da Associação de Futebol de Aveiro em 1924. Na temporada 1924/25, o SCE chegou às meias-finais da Taça de Portugal, que na época era conhecida como Campeonato de Portugal, mas acabou sendo eliminado pelo FC Porto, que se sagraria campeão da competição. Cândido de Oliveira, uma figura histórica do futebol português, atuou pelo SCE na temporada de 1918/19, mesmo sendo jogador do Benfica na época. Ele passava mais tempo no Porto do que em Lisboa devido a questões profissionais, o que permitiu sua participação no clube de Espinho nessa temporada. Em suas correspondências com Joaquim Moreira da Costa Júnior, Cândido de Oliveira recorda com grande emoção o tempo que passou jogando pelos “vareiros”.
De acordo com o relato do jornalista Alberto Valente, que também foi atleta do Sporting Clube de Espinho, o clube utilizou inicialmente o antigo Campo das Rolhas, bem como outro campo próximo à Fábrica Brandão Gomes. Posteriormente, passou a jogar no Campo da Feira, atualmente conhecido como Parque João de Deus. Em 1922, o clube adquiriu, em hasta pública, o terreno que seria utilizado para construir o Campo da Avenida, posteriormente renomeado para Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas. Antes de ser um dos fundadores da Associação de Futebol de Aveiro, o SCE participava dos campeonatos da Associação de Futebol do Porto. Em 1918, o clube disputou a Taça de Honra, que era destinada às quatro melhores equipes da época, enfrentando o FC Porto, Boavista e Salgueiros. Em sua participação na Taça de Honra da Associação de Futebol do Porto, o SCE conseguiu eliminar o Boavista e se classificar para a final contra o Salgueiros. No entanto, o jogo decisivo estava programado para ser disputado no mesmo dia e local de uma corrida de touros na Areosa. O Salgueiros solicitou o adiamento da partida, mas a Associação de Futebol do Porto não atendeu ao pedido e acabou atribuindo a vitória ao SCE, alegando que o adversário não compareceu ao jogo. O compromisso e o espírito esportivo sempre foram valores importantes para o Sporting Clube de Espinho, que preferiu não ganhar uma competição na secretaria. Após o Salgueiros pedir o adiamento da final da Taça de Honra em 1918, a Associação de Futebol do Porto atribuiu a vitória ao SCE por falta de comparência do adversário. No entanto, o clube propôs ao Salgueiros a realização da final no Campo da Feira e venceu por 4-0, dando mais legitimidade ao troféu que conquistou. Isso mostra a importância do fair play e do respeito aos adversários para o SCE. Sob a presidência de Lito Gomes de Almeida, pai do atual presidente da Direção, Bernardo Gomes de Almeida, o SCE alcançou a primeira divisão do futebol português na temporada de 1973/74. Na modalidade, o clube também obteve outros feitos, como a vitória na Taça Ribeiro dos Reis de 1967 e o título de campeão nacional da 2ª divisão em 1991/92. Em 11 ocasiões, o SCE disputou a divisão principal, tendo alcançado algumas classificações meritórias, como o 6º lugar em 1987/88 e o 7º lugar em 1979/80. Estreia na 1.ª divisão: os capitães Gonçalves e Eusébio
Uma potência do Voleibol
O SCE consolidou-se como a maior potência desportiva portuguesa em Voleibol. A equipa do clube já conquistou 18 campeonatos nacionais, 11 Taças de Portugal, 4 Supertaças e 1 Top Teams Cup, tornando-se o único clube português da modalidade com um título europeu. A criação da secção de Voleibol do SCE remonta a 1939, por iniciativa de Alberto Valente, que aproveitou o trabalho já realizado na Mocidade Portuguesa e nos Colégios de S. Luís e de Nossa Senhora da Conceição. O clube desenvolveu desde aí a melhor escola de voleibol portuguesa, contribuindo para que a cidade possa ser conhecida como a “capital do voleibol”. A imagem retrata os primeiros campeões nacionais do Sporting Clube de Espinho em voleibol, em 1957. Na foto, os jogadores estão em duas filas. Na fila de trás, da esquerda para a direita, estão: Teixeira, Bouçon, Bico, Carlos Ferreira, António Neves, Joaquim Cadinha, Valdemar Bodas e João Quinta. Na fila da frente, também da esquerda para a direita, estão: Alcobia, A. Andrade, Figueiredo, J. Moreira, Walter Brandão, Morado, Natário e Carlos Padrão. O SCE é o clube português com o melhor palmarés na modalidade de Voleibol, tendo conquistado 18 campeonatos nacionais, 11 Taças de Portugal, 4 Supertaças e a Top Teams Cup, a segunda competição de clubes mais importante da Europa, tornando-se assim o único clube português a conquistar um título europeu na modalidade. Em 2001, na Turquia, venceu a equipa russa do Izumrud Ekaterinburg na final por 3-2, utilizando vários jogadores espinhenses formados no clube, como Miguel Maia, João Brenha, Hugo Ribeiro e José Pedrosa. Esta conquista é considerada a página mais brilhante do voleibol português até hoje.
António Leitão e a medalha olímpica
António Leitão, um dos maiores atletas portugueses de todos os tempos, iniciou a sua formação no SCE. Em 1977, ainda como juvenil, atingiu os mínimos para os 5000 metros no Europeu de Juniores. Em 1979, conquistou a medalha de bronze nos 1500 metros do Europeu de Juniores e, três anos depois, com apenas 22 anos, venceu a prova de 5000 metros do importante Meeting de Rieti, em Itália, com o impressionante tempo de 13m07,70s. O seu recorde nacional dos 3000 metros, estabelecido em Bruxelas em 1983 com a marca de 7m39,69s, ainda permanece imbatível. Em 1984, António Leitão conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, na prova de 5000 metros. António Leitão, talvez o maior atleta espinhense de todos os tempos
Um clube com futuro
Currently, SCE has around 1000 athletes active in different sports and levels. The club recently celebrated its 100th anniversary. There is no other Portuguese club from such a small municipality that can present such a rich record. It is a dignified and brave history for an organization that, despite always struggling with difficulties and having a necessarily limited recruitment pool, has trained and helped train dozens of international and Olympic athletes, such as António Leitão and Vanessa Fernandes (athletics), António Jesus, Jaime Alves and Fernando Couto (football), Miguel Maia and João Brenha (volleyball), Rui Rocha (handball), among others. O SCE tem hoje em actividade as secções de Futebol, Voleibol, Andebol, Boccia, Boxe, Ginástica, Natação e Pólo Aquático. Apesar de todas as contrariedades, é um clube com futuro.